Momento Zen



Yoga e o bem estar físico e emocional









A primeira vez que no continente sul-americano ouviu-se falar sobre ioga foi por volta de 1920 na cidade de Buenos Aires, Argentina. Um jovem chamado Jehel, que mais tarde viria ser conhecido por Sri Sevânanda Swâmi, percorreu os pampas argentinos divulgando o ioga.

A partir do fim de 1932 o ioga ganhou outros ares com a fundação do GIDEE (Grupo Independente de Estudos Esotéricos) que funcionava como uma universidade espiritual,localizado em Montevidéu Uruguai. Ali estudava ioga, martinismo, teosofia, budismo, vedanta… do Uruguai, missões de membros de GIDEE percorriam o Brasil e demais países da América Latina, fomentando o estudo espiritual. Swami Sevânanda sempre esteve à frente deste grupo norteando o curso das instruções.

A partir de 1937 Sevânanda casou-se com Sadhana e os dois com uma motocasa (ermida rodante) iniciaram o Movimento Alba Lucis, divulgando o ioga no Brasil e demais países do continente sul americano.

Aqueles que são adeptos a prática da yoga, geralmente a buscam no intuito de conseguirem equilíbrio emocional, Porém ela vem mostrando nas suas variadas ramificações outras tendências que levam também a benefícios físicos a medida em que fortalecem a musculatura e trabalham a flexibilidade.

Atualmente a prática da yoga vem se tornando cada vez mais comum e fazendo parte da rotina até mesmo de crianças.

Já se vêem vários estudos a esse respeito que tendem a constatar os benefícios da yoga praticada com

habitualmente.

A prática de uma yoga adequada, se levada a cabo por uns dez minutinhos, no mínimo de três vezes por semana já nos proporciona benefícios em grande escala. De quarenta minutos a uma hora de sessão nesta mesma constância, ou de uma hora três vezes por semana, como também duas aulas de uma hora e meia por semana são indicadas. Podemos melhorar este quadro adaptando os horários de outras maneiras. Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro item em que a yoga nos favoreça.