sábado, 28 de agosto de 2010

a origem do PARABÉNS A VOCÊ


Com meu niver se aproximando andei em um ataque de nostalgia me perguntando sobre as várias sensações que esse dia pode causar. Numa dessas garimpadas encontrei em um blog o seguinte post, transcrito de forma literal logo abaixo:


Outro dia eu estava em casa vendo Tv quando a irritante voz da Xuxa começou a cantar no fundo:
Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar
E os amigos receber
Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção
Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos vamos lá
Parabéns
Parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz
E então eu me dei conta que a Xuxa lançou isso nos anos 80. É impressionante. A musica da Xuxa está tocando em todos, absolutamente todos os aniversários de criança que eu vou desde que ela e o Maurício Vidal criaram a canção. Enquanto Xuxa se esguelava entre as palmas dos familiares do bacuri lá no play eu comecei a pensar se a Xuxa não teria matado o clássico dos clássicos, o “parabéns pra você”.
Mas assim que a musica da xuxa acabou, o povo emendou a canção oficial de aniversário. E eu me senti melhor por perceber que pelo menos por enquanto, o parabéns da xuxa não substituiu a canção tradicional, tão singela e direta em sua letra.
Eu fiquei prestando atenção na letra. Baixei a tv e comecei a me perguntar quem teria sido o criador daquela musica. Decidi investigar isso.
O que eu descobri me impressionou. Primeiro que o “parabéns pra você” não se chama “parabéns pra você”. Ele se chama “Parabéns você”.
Depois, descobri que a melodia tem um autor e a letra tem outro.
A melodia da música foi criada por duas irmãs. Mildred e Patricia Smith Hill. Elas eram professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky em 1875. O objetivo das irmãs era fazer uma musiquinha para que as crianças cantassem na escola Louisville Experimental Kindergarten School todo dia na hora da entrada. Não tinha absolutamente NADA a ver com aniversários ou festas. pelas irmãs americanas. A musica se chamou “Good Morning to All” (“Bom dia a Todos”)e Mildred e Patricia Smith registraram a música em 1893.
800pxgoodmorningtoall18mw3 Quem compôs a música Parabéns a você?
No ano de 1924 a musica das irmãs apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a melodia e a primeira frase de “Good Morning to All” – o segundo verso, Robert Coleman alterou para “Happy Birthday To You”, o popular “parabéns a você”.
Foi com esta versão que a música ganhou popularidade. Mas a família Hill não ia deixar isso barato. Por conta do plagio, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música.
Jessica venceu e desde então, acredite se quiser, é preciso pagar royalties para tocar o “Parabéns”! Seja no rádio, na TV ou no cinema, tocou tem que pagar.
Segundo a revista americana Forbes, a gravadora Warner – a atual detentora dos direitos da música – fatura em média 2 milhões de dólares por ano só com os royalties advindos do “Parabéns”.
É interessante notar que o Parabéns a você praticamente não tem letra na versão inglês. É só uma repetição happy bithday to you… Sendo que a versão mais famosa da musica é a que Marilyn Monroe cantou quase obscenamente para John Kennedy no dia do aniversário do presidente, uma das grandes saias justas da história.
No Brasil, o parabéns a você tem uma letra infinitamente mais bem bolada que na versão de Robert Coleman. A letra em português da célebre canção surgiu quando a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de “Happy Birthday To You”.
Bertha Celeste Homem de Mello, ganhou o concurso com a versão que todos nós ouvimos todos os anos. Bertha, até sua morte no ano de 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: “Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.”
Confesso que eu pensava que esta música era muito mais antiga. Nem imaginava que o parabéns tivesse uma história de falcatruas, processos e royalties. Mas é isso. Música de Mildred e Patricia Smith Hill e letra de Bertha Celeste Homem de Mello.


isso foi retirado do site:
www.mundogump.com.br


Vale a pena dar uma olhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário